Mar de Estrelas em Vaadhoo

Em alguns lugares no mundo, como as Ilhas maldivas, Tailândia, Porto Rico e Jamaica, as águas brilham no meio da noite, dando um efeito surreal, causado por um fenômeno da natureza que é um verdadeiro presente para aqueles que as presenciam.

Existe um fenômeno químico natural que ocorre no mar. Uma espécie de luzes azuis mais parecidas com neon, que dá a alusão de que uma constelação foi jogada do espaço ao mar! Este fenômeno é chamado popularmente de “Mar de Estrelas” (Sea of Stars), e cientificamente chamado de “Fenômeno de Bioluminescência“.

Bios do grego, significa (vivo) e Lumen do latim, significa (luz) isto é, a capacidade de emitir luz no escuro por organismos vivos (molécula capaz de emitir luz em conjunto com a enzima, exemplo dos vaga-lumes e daqueles peixes que vivem em profundos buracos escuros sendo iluminados pelos mesmos, além de muitos outros seres-vivos).

O principal personagem causador deste fenômeno dentro do mar, e que libera a maior quantidade de luminescência nas águas, chama-se “FITOPLÂNCTON“(criaturas marinhas microscópicas que geram luz como mecanismo de sobrevivência e que vivem dispersos flutuando na coluna de água). Estas criaturas são classificadas como algas fotossintética e entrando em contato com o oxigênio, liberam a luminescência, são varridos pelas ondas para as praias tornando-as brilhosas. Este fenômeno “Mar de Estrelas” ocasionado pelos fitoplânctons são facilmente encontrados nas Ilhas Maldivas, mais precisamente em Vaadhoo. Se as Ilhas Maldivas já são um paraíso na terra, imagine presenciar este fenômeno por lá… deve ser incrível.

Veja o vídeo

Quanto mais luz do sol a água receber durante o dia, mais os organismos brilharão durante a noite, por isso, visitar o local depois de um dia de chuva ou em noite de lua cheia, este fenômeno não estará tão visível…
Além dos Fitoplânctons e dos peixes, existem outros animais marinhos que também produzem luz, principalmente os crustáceos, como os camarões, vermes, equinodermas e lulas.
O uso abundante de flash de luz de diversos animais marinhos, faz com que a água brilhe para iluminar seus predadores e assim conseguir obter exito na sua fuga. Dai cria-se uma grande quantidade de luminescentes na água, e as ondas varrem essa luz azul, dando também este efeito surreal e mágico nas praias…

Se já é bom caminhar pela praia contemplando a paisagem, imagine caminhar com a orla toda iluminada pelo mar de estrelas…

Para ver este fenômeno de perto nas Maldivas, O Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir, também conhecido como Aeroporto Internacional de Malé, é o principal aeroporto internacional das Maldivas, capital do país. O destino é considerado como “turismo de luxo” com a maioria hotéis 5 estrelas. Para chegar nas ilhas, após o desembarque no aeroporto, se não for se hospedar na capital Malé, é necessário seguir de barco, para os hotéis mais próximos, e de hidro-avião para os hotéis mais afastados… Vaadhoo é próximo da capital.

Pelo mundo afora, estes fenômenos incríveis da Bioluminescência não acontecem apenas no mar, podemos encontrar também estes organismos bioluminescentes nas matas, com os “vaga-lumes” (os mais famosos) para atrair parceiros e enganar predadores. Também em cavernas escuras podemos encontrar no teto, as luzes iluminando e dando um efeito de céu estrelado. Trata-se de uma grande quantidade de moscas “Arachnocampa luminosa” que em sua fase larval se fixa no teto e solta um fio de seda envolto em um muco brilhante para atrair as presas.

O Brasil também é um país que possui espécies luminescentes, entre elas estão os vaga-lumes e as chamadas larvas ‘trenzinho’ (Phrixothrix hirtus), que emitem luz em duas cores.

O fenômeno da bioluminescência contribui significativamente para a indústria do ecoturismo. A natureza sempre irá nos surpreender com tamanhas maravilhas…


Parceria com:

https://www.mochileiros.com/

Um comentário

Deixe um comentário